Brigada de incêndio – prevenção extinção do fogo

Oi, aqui está de manhã, quase na hora do almoço, e por ai, como que vai? tudo bom? este é nosso primeiro artigo do blog “Brigada de incêndio – prevenção extinção do fogo”. Hoje falaremos um pouco mais sobre este assunto chave do site, você deve ter ouvido falar em incêndio já, mas talvez ainda não saiba o que é uma brigada de incêndio, ou mesmo acontece a prevenção da extinção do tão temível fogo. Me acompanhe nos parágrafos abaixo que irei esclarecer melhor essas questões em sua mente.

Vamos começar entendendo o que é uma brigada de incêndio, o famoso Wikipédia falará por mim no trecho retirado do mesmo abaixo:

Brigada de Incêndio são grupos de pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas dentro de uma organização, empresa ou estabelecimento para realizar atendimento em situações de emergência. Em geral estão treinadas para atuar na prevenção e combate de incêndios, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes.

Não é difícil fazer essa relação, correto? desde crianças vemos desenhos com bombeiros e brigadas de incêndio na televisão, e é muito comum já aparecer em nossas mentes aqueles carros, mangueiras e estabelecimentos vermelhos, aquelas roupas grossas para aguentar o calor ardente do fogo, e muita água, com certeza você lembrou dela.

Vimos que a brigada de incêndio é uma organização de pessoas devidamente qualificadas para o trabalho de atender a humanidade e demais seres em situações de emergência. Então o ponto que quero chegar ao dizer isso é, existe uma necessidade de ter uma qualificação, ou seja é preciso fazer provas e cursos para conseguir trabalhar neste ramo, talvez até provas físicas e psicológicas, para termos certeza que você conseguirá lidar com as situações de risco e altamente perigosas de maneiras calma e com o cuidado e segurança que deve ser.

As ações de prevenção que é de responsabilidade das brigadas de incêndio são: avaliar riscos existentes nos ambientes inspecionados, conhecer todo o plano de emergência contra incêndio da planta do estabelecimento, averiguar que os equipamentos de combate ao fogo incendiário, os equipamentos de primeiros socorros e todos os demais existentes estejam em correto funcionamento e dentro de seus prazos de validade, orientar a população flutuante e fixa, participação de treinamentos e exercícios de simulação para a melhor performance na hora da situação emergencial, assim vidas não são colocadas em jogo por falta de treinamento, ou por esquecer de algum ponto importante dos primeiros socorros, e muitos outros, como elaborar relatórios.

Aprendemos hoje o que é uma brigada de incêndio e para que ela serve, como também suas principais ações na prevenção, não apenas dos incêndios, mas de muitos outros pontos importantes e também necessários neste meio. Espero que tenha gostado, assista também o vídeo que deixo abaixo, e até o próximo artigo. Nos vemos lá.